

Bairro Vila Galvão
A região da vila Galvão é considerada uma das mais tradicionais da cidade. Uma curiosidade interessante é que, em 1915, a empresa Cerâmica Paulista, estabelecimento pioneiro do bairro, foi a responsável por construir a estação vila Galvão do trem da Cantareira. Tendo o lago da vila Galvão, mais conhecido como «Lago dos Patos», como um dos principais pontos turísticos dos guarulhenses, onde se situam o teatro Nelson Rodrigues, o Centro de Exposições Prof. José Ismael e o museu da cidade, o bairro é cortado por importantes vias, como as avenidas Dr. Timóteo Penteado, Francisco Conde e Sete de Setembro, bem como as ruas Treze de Maio, Santo Antônio e outras, com comércio diversificado, que atende a um público cada vez mais exigente.
Lago dos Patos
Inaugurado em 1908 o Parque Balneário da Vila Galvão, popularmente conhecido como Lago dos Patos, oferece em seu entorno diversas opções de lazer como o Centro Permanente de Exposição de Artes Prof. José Ismael e o Teatro Municipal Nelson Rodrigues, além de pedalinho, pista de caminhada, e muitos outros.


Teatro Nelson Rodrigues
Foi transformado em teatro nos anos 80, é um dos principais teatros da Cidade e um dos principais pontos de referência da Vila Galvão. Ganhou este nome em homenagem ao escritor e dramaturgo pernambucano. Foi o primeiro teatro de Guarulhos, e recebeu inúmeros artistas renomados como Dercy Gonçalves, e muitos outros.
Atelier prof. José Ismael
O nome do local é uma homenagem ao professor de artes plásticas José Ismael, já falecido, que influenciou grande parte dos artistas guarulhense. É um espaço cultural no qual são realizadas exposições de arte durante o ano. Mensalmente é destacado um artista ou coletivo artístico para apresentarem suas obras.
